“Conversa/Conferência de Imprensa”

18/04/2017

Pode ver aqui a conversa/conferência de imprensa com os organizadores da Marcha pela Ciência. Uma boa discussão sobre o porquê de organizar a Marcha pela Ciência, mas também sobre a visão dos organizadores sobre a relação entre Ciência e Sociedade. Organizadores da Marcha pela Ciência (em sentido anti-horário): Dennis Eckmeier (atrás da camera), Gil Costa, Raúl Jorge, Anna Hobbiss, Eric DeWitt, Alix Sarrouy, João Cão, Joana Lamego

Cientistas de Portugal marcham em Lisboa para afirmar valor da ciência

Cientistas que trabalham em Portugal juntam-se em Lisboa no dia 22 a colegas de centenas de cidades pelo mundo numa Marcha pela Ciência, que pretendem seja festiva, para mostrar a todos o valor da ciência contra “factos alternativos”.

LUSA

MILHARES DE CIENTISTAS VÃO PARTICIPAR EM MARCHA PRÓ-CIÊNCIA E ANTI-TRUMP

No sábado, dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra, centenas de cientistas e activistas de várias áreas – incluindo a investigação marinha, climática e ornitologia – vão participar numa marcha em Washington DC contra as políticas do Presidente norte-americano Donald Trump. Portugal é um dos países que organiza marchas paralelas.

Wilder.pt

Bolseiros de investigação científica entregam caderno reivindicativo a ministro

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) entrega na terça-feira, em Lisboa, um caderno reivindicativo dirigido ao ministro da Ciência a pedir mais verbas para o setor e o fim da precariedade laboral.

LUSA

OPINIÃO – CARLOS FIOLHAIS

Portugal quase no top ten da ciência europeia

Uma questão interessante é saber se a política de Passos Coelho teve um impacto negativo no crescimento da produção científica. A resposta é clara: o crescimento abrandou mesmo.

Portugal sobe para 11.º lugar entre 27 países europeus na produção de ciência

O número de publicações triplicou na última década, colocando Portugal entre o Reino Unido e a Alemanha na tabela das publicações por milhão de habitantes, segundo estatísticas agora divulgadas. Confrontando os dados com outros indicadores, conclui-se ainda que o país produz muita ciência e barata

OPINIÃO – ANTÓNIO COUTINHO

O Atraso da política de Ciência e da comunidade científica em Portugal

Ministro diz que há falta de manifestações de cientistas a pedirem mais dinheiro

Manuel Heitor anunciou que vai participar em Lisboa, a 22 de Abril, na Marcha pela Ciência, uma iniciativa que acontecerá em vários países para mostrar a solidariedade com os investigadores que trabalham nos Estados Unidos.

Portugal junta-se aos Estados Unidos e à Europa em Marcha pela Ciência

A marcha de 22 de Abril, que em Lisboa deverá ocorrer entre o Largo do Carmo e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, visa mostrar a solidariedade de Portugal com os investigadores que trabalham nos Estados Unidos.

Carlos Moedas disponível para participar na Marcha pela Ciência

Evento cresceu rapidamente nas redes sociais e já tem mais de 300 mil confirmações de pessoas ligadas à área científica. O comissário europeu Carlos Moedas estaria “disponível” para participar.

 Observador